Conheça os Projetos da ASENA

Remar Olímpico

Atendimento a jovens atletas que representam Santa Maria em competições de canoagem em nível estadual, nacional, e internacional.

Ao iniciar a prática da canoagem no projeto Remar Social, aos alunos que desejarem seguir uma carreira profissional na canoagem é ofertado o Remar Olímpico, neste projeto os alunos recebem instruções de aprimoramento técnico e físico para a melhoria do desempenho em competições.

A carreira esportiva é uma das oportunidades que jovens em idade escolar podem ter conciliado aos estudos.

No Brasil a Canoagem dispõe do Programa Bolsa Atleta onde, atletas que obtiverem bons índices esportivos recebem ajuda de custo mensal para se manter no esporte. Em Santa Maria já existe uma tradição na formação de atletas da canoagem por meio do projeto Remar Olímpico, recentemente a aluna/atleta Luana Taborda (15 anos) passou a integrar a seleção Brasileira no Campeonato Sul Americano da modalidade.

Remar Para A Vida

Atendimento ao público idoso participantes de grupos de convivência de Santa Maria por meio de aulas de canoagem.

Com esse projeto busca-se os benefícios da atividade física aos idosos por meio da prática da canoagem. Entre os principais benefícios estão:

● Melhora do funcionamento do sistema cardiovascular e pulmonar
● Fortalecimento dos músculos
● Fortalecimento dos ossos
● Ajuda no funcionamento das articulações
● Diminuição da gordura corporal
● Evita depressão

Remar Rosa

Atendimento ao público feminino, em especial às mulheres que venceram o tratamento do Câncer de mama.

Proporcionar a reabilitação adjuvante para as mulheres no tratamento do câncer de mama por meio da prática da remada na canoagem Dragon Boat, além de promover o esporte, a educação, o bem-estar e a qualidade de vida das sobreviventes. Finalmente, como fator relevante, a prevenção contra o Câncer de Mama.

O Câncer de mama é o câncer que mais acomete mulheres no mundo inteiro. O tratamento do câncer de mama causa efeitos colaterais físicos e emocionais nas pacientes. É importante fazer um tratamento das pacientes na sua integralidade.

Desta forma a canoagem praticada na Canoa do Dragão (Dragon Boat) passou a ser um dos esportes recomendados para a recuperação das pacientes. A Canoagem Dragon Boat proporciona benefícios físico e emocional, promovendo melhora da autoestima, bem estar e qualidade de vida através do esporte.

Atualmente existem 233 equipes de BCS (breast cancer survivor) no mundo, mais de 6.000 remadoras em 24 países e no Brasil 21 equipes sendo a equipe de Santa Maria a mais recente, com início das suas atividades em Março deste ano com 20 participantes.

Em Santa Maria o projeto atende 20 mulheres e conta com o patrocínio exclusivo de Unicred ponto Capital, Unimed, Praxis Active Sports e Mercados Beltrame

Apoiadores ASENA